Capítulo 150: Histórias do Japão
O tempo voava e, num piscar de olhos, os dias mais tórridos de 1796 aproximavam-se. Na posteridade, esse seria o momento tenso do início das aulas; naturalmente, nas várias universidades de Baical, era igualmente a época da chegada dos calouros.
A educação era importante, mas ninguém se importava verdadeiramente com ela naquele momento, pois o Canato de Uriankhai e os três grandes canatos já travavam guerra há mais de três meses. À primeira vista, o Canato de Uriankhai mantinha-se constantemente em vantagem.
A Bolsa de Valores de Irkutsk já havia sido estabelecida. Com a irrupção do conflito, os dois setores que mais cresciam na bolsa eram o de enlatados militares e o de cereais, sendo que o de valorização mais rápida era, sem dúvida, uma empresa de conservas fundada pela Coroa.
Embora essa empresa de conservas tivesse sido criada pela realeza, quem realmente detinha o controle acionário era um comerciante de sobrenome Zhao. Na verdade, geralmente a família real raramente optava por controlar a maioria das ações de uma indústria; no máximo, detinham entre trinta e quarenta e cinco por cento do capital.
Para os outros, proceder assim comportava um risco enorme, afinal, com um pequeno descuido, seriam espremidos para fora da empresa. Mas, perante os governantes de Baical e Uriankhai, quem ousaria fazer tal coisa?
Não era que Ivan estivesse a abusar do seu poder para oprimir os outros, mas sim que expulsar os parceiros de negócio da empresa por meios ardilosos nunca fora um comportamento honroso. Visto que tu não ages com retidão, por que razão haveria eu de guardar lealdade contigo?
Atualmente, oitenta por cento das grandes empresas do Canato de Uriankhai e de Baical contavam com ações da Coroa. Pode-se dizer que, mesmo sem as dotações do orçamento, Ivan conseguiria viver com enorme conforto.
Enquanto lucrava copiosamente no comércio, a vertente militar não corria de forma tão suave quanto a económica. O oponente de Mergen era Erdeni Peljei Dorji, um veterano e poderoso estratega das estepes. Na verdade, incialmente, designar Mergen para combatê-lo talvez não fosse o mais adequado, mas, ao pensar nos outros dois comandantes, compreendia-se perfeitamente o motivo pelo qual Ivan agira assim.
Quaisquer que fossemos os dois restantes — fosse Suleiman ou Pachos —, nenhum deles possuía experiência em lidar com os mongóis. No início da guerra, Pachos cometera inclusive múltiplos erros; embora não tivessem resultado em perdas de grande monta, constituíam um sério desafio ao seu prestígio.
Felizmente, Pachos também não era um homem comum. Quinzenalmente após o início das hostilidades, ele recuperou o seu estado anterior e começou a avançar com prudência, compreendendo o estilo de combate dos povos das estepes enquanto estudava os seus diversos dispositivos estratégicos.
Um mês depois, Pachos começou a obter vantagens em confrontos localizados. Isto não se devia a um crescimento repentino por parte de Pachos, mas sim ao facto de a sua força intrínseca ser superior à de Namjil.
Três divisões de cavalaria, totalizando trinta mil cavaleiros, e tratava-se ainda de cavalaria regular de elite. Com uma disparidade numérica pouco expressiva entre os exércitos, podia afirmar-se que esta contenda terminaria inevitavelmente com a vitória de Pachos.
Os erros anteriores podiam apenas ser imputados ao próprio Pachos. Agora que começava a compreender vagamente o modo de combate da estepa, era perfeitamente natural que a maré da guerra virasse.
Em comparação com o azar do major-general Pachos, Suleiman retirou enormes vantagens. Embora tampouco compreendisse profundamente os métodos de combate da estepe, ele descendia, afinal, das próprias estepes e servira durante algum tempo como ajudante de campo de Hulgeng.
Contudo, estes fatores não constituíam a razão principal para a sua superioridade inicial; o verdadeiro motivo residia no facto de ter sob o seu comando uma divisão de artilharia. Através de uma pequena manobra tática, conseguiu fazer com que Qaidu testemunhasse em primeira mão o poder devastador dos canhões pesados.
Apenas o preço pago por Qaidu foi extremamente elevado. A morte de cinco mil cavaleiros, mesmo após um considerável aumento do seu poderio, causou-lhe uma dor imensa, fazendo-o transitar de uma postura ofensiva para uma defensiva passiva.
De resto, desde o princípio, Ivan nunca tencionara aniquilar os três grandes canatos. Deixando de lado o custo exigido para tal destruição, o mero facto de ter de enfrentar diretamente a Dinastia Qing após eliminá-los não correspondia aos desejos de Ivan.
No início, os três grandes canatos talvez ignorassem qual fosse o desígnio de Ivan, mas, à medida que a situação bélica se estabilizava, começaram a compreendê-lo. Foi precisamente por esta razão que as guerras subsequentes aparentavam uma enorme ferocidade, embora, na realidade, as baixas de parte a parte fossem bastante reduzidas.
Se na Mongólia Exterior se travavam combates dissimulados, no Zhuz Central a guerra revelava-se muito mais sangrenta. Do exército comandado por Artachinda, uma divisão de cavalaria fora já dizimada, e até mesmo a divisão de artilharia sofrera perdas pesadas devido a um erro tático.
Inicialmente, Artachinda traçara um plano irrepreensível: bastava varrer as tribos uma a uma para que a unificação do norte do Zhuz Central se tornasse apenas uma questão de tempo. Contudo, os acontecimentos não decorreram conforme o guião de Artachinda.
Quem era aquele que menos desejava ver o estabelecimento da influência do Canato de Uriankhai no Zhuz Central? Tratava-se de Tarimoti, o irmão mais novo do pai adoptivo de Qozi. Sob a sua instigação, as principais tribos do norte uniram-se.
Na verdade, estas tribos já nutriam o desejo de aliança, mas, devido a rancores herdados de geração em geração, nenhuma delas conseguia assumir o papel de mediadora. Quando Tarimoti se apresentou para tal, ninguém recusou, naturalmente.
Evidentemente, se outra pessoa tivesse assumido a mediação, embora existisse uma alta probabilidade de sucesso, a velocidade nunca teria sido tão vertiginosa. O crédito por Tarimoti gozar de tal prestígio devia-se inteiramente a Qairu e Qozi.
Quando Ivan partira, confiara os assuntos daquela região a Qozi e Qairu. Sendo ambos cautelosos por natureza, recusavam-se a permitir que um erro da sua parte fizesse Ivan perder os seus interesses no Zhuz Central; por conseguinte, avançaram com extrema cautela, passo a passo, permitindo assim que Tarimoti resistisse por um período tão prolongado.
No início, isso parecera insignificante, e muitos líderes tribais do Zhuz Central chegaram mesmo a ridicularizar a incompetência dos irmãos Tarimoti. No entanto, quando a calamidade abateu-se sobre eles próprios, compreenderam a enorme dificuldade que representara para Tarimoti resistir durante tanto tempo.
Foi precisamente este fator que cravou a imensa reputação de Tarimoti nas estepes do Zhuz Central. Quando o deus da guerra do Norte se ergueu para assumir a mediação, quem ousaria recusar-lhe deferência?
Especialmente diante de uma questão de vida ou morte como aquela, a resistência das tribos aliadas revelou-se extremamente tenaz. Foi precisamente devido aos combates travados contra eles que Artachinda sofreu perdas tão pesadas.
Naturalmente, nem todos no norte do Zhuz Central eram adeptos da resistência obstinada. Algumas tribos de menor e média dimensão nutriam um profundo fascínio pela opulência do Canato de Uriankhai, pelo que, sem esperar pelas expedições punitivas de Artachinda, renderam-se por iniciativa própria — e tais tribos não eram poucas.
Embora as baixas de Artachinda fossem pesadíssimas, os benefícios colhidos revelaram-se igualmente imensos. No mínimo, a tribo Jetru ascendera já ao estatuto de supertribo, contando com mais de duzentodes mil almas.
Um vasto contingente de jovens robustos foi recrutado entre os pastores para reforçar o Segundo Exército Imperial de Artachinda. Na qualidade de comandante de uma frente, Artachinda detinha a prerrogativa de expandir temporariamente as suas forças em vinte mil homens.
Apenas que, ao contrário do exército regular, estes vinte mil soldados manifestamente não possuíam o mesmo equipamento sofisticado; contudo, mesmo assim, equiparavam-se sem dificuldade à cavalaria comum das tribos aliadas.
Apesar de as tribos aliadas terem empurrado as forças do Canato de Uriankhai no Zhuz Central para um impasse, a verdade é que os aliados não dispunham da mesma solidez financeira que o Canato de Uriankhai. A capacidade de sustentar o impasse era puramente temporária; prolongando-se o desgaste por demasiado tempo, os derrotados seriam indubitavelmente eles, para não mencionar que problemas fundamentais como o abastecimento de cereais se tornariam insolúveis.
Por conseguinte, a única via para alcançar a vitória consistia em passar à ofensiva. Contudo, a sua capacidade militar ficava aquém da do Segundo Exército Imperial, e o desfecho de uma investida ofensiva seria a morte certa — era este o verdadeiro significado do impasse alcançado.
Artachinda compreendia perfeitamente o mesmo princípio. Sucedia apenas que as ordens militares que recebera não lhe concediam um prazo dilatado; Ivan estipulara claramente que ele deveria consumar a unificação do norte do Zhuz Central no espaço de cinco meses. Tendo já decorrido três meses, caso não acelerasse o passo, cumprir a ordem militar nos dois meses restantes seria pura utopia.
Apesar de no norte do Zhuz Central restar apenas aquele osso duro de roer, as restantes pequenas tribos ainda exigiam um tempo considerável de subjugação, razão pela qual Artachinda manifestava tal urgência.
Enquanto os generais nos campos de batalha travavam lutas encarniçadas, Ivan recebia um convite de Estado proveniente da França. Era a primeira vez que desfrutava de tal distinção, mas a natureza das suas relações com a França...
Embora não se tratasse propriamente de um banquete em Hongmen, seria impossível para Ivan deslocar-se até lá. O governo talvez se mostrasse benévolo, mas e os familiares e amigos daqueles que tombaram, direta ou indiretamente, pelas suas mãos?
Ivan decerto não desejava correr tal risco. Para além disso, como efetuar a travessia constituía outro enorme dilema; nem sequer valia a pena cogitar o Império Russo, pois, no momento exato em que pisasse fora dos limites da província de Baical, seria imediatamente capturado e enviado sob escolta para Moscovo.
Outras vias? Partindo por via marítima, é provável que, ao chegar à França, já se houvesse passado um ano inteiro; logo, por qualquer ângulo que se analisasse, a deslocação de Ivan a França revelava-se inviável.
Será que, por causa disto, os outros o julgariam com desdém? Considerá-lo-iam um cobarde? Abanando a cabeça, Ivan atirou o luxuoso convite para um canto e absteve-se de lhe prestar mais atenção.
A propósito de convites de Estado, Ivan recordou-se das profundas discrepâncias entre o Oriente e o Ocidente. Antes do final do século XIX, os verdadeiros governantes do Oriente jamais visitavam outros países, por se tratar de uma negligência imperdoável para com a própria segurança.
Em contrapartida, no Ocidente, visitas mútuas entre imperadores pareciam constituir um acontecimento corriqueiro. Certamente que isto se devia, em parte, ao facto de a Europa constituir uma espécie de comunidade una, mas, na realidade, decorria sobretudo de uma maior submissão às regras estabelecidas.
A arte militar oriental e a ocidental permitiam vislumbrar diferenças abissais. No Oriente, jamais se vira o exemplo de tropas avançando de forma desordenada e desprovida de estratégia, nem tampouco existiam casos em que dois comandantes combinavam as regras como se de um acordo se tratasse, aguardando pacientemente que o adversário perfilasse as suas fileiras antes de dar início ao combate.
Apesar de tudo, isto explicava por que razão os europeus afirmavam frequentemente que os orientais careciam de cavalheirismo. Pense-se bem: como poderiam os espíritos rígidos e apegados às normas tolerar um grupo que adorava violar as regras?
Dizia-se que as grandes potências orientais primavam pelo apego às aparências. A qual grande potência oriental se referia ficava bem claro: apenas o país que dominava as Planícies Centrais podia aspirar ao estatuto de grande potência.
Na realidade, porém, eram os ocidentais os verdadeiros obcecados pelas aparências, elevando a honra ao estatuto de valor supremo. Essa era a razão pela qual preferiam sofrer baixas avultadas a atacar o inimigo antes que este tivesse concluído a formatura das suas tropas.
Contudo, com o estreitar do intercâmbio entre o Oriente e o Ocidente, tais pruridos tornavam-se cada vez mais escassos. Era impossível saber se o Oriente corrompera o Ocidente, ou se a civilização ocidental estaria a progredir (ou a regredir, quem sabe?).
Em suma, as nações ocidentais começaram a recorrer a maquinações e subterfúgios na guerra, operando uma transição em que o objetivo primordial deixou de ser a obtenção de honra para passar a ser a consecução do desfecho bélico. Pode afirmar-se que, se alguém dispusesse de uma obra como "O Romance dos Três Reinos" durante a Idade Média, poderia caminhar altivo e triunfante por todo o continente, e nenhum dos famosos comandantes da Europa lhe faria frente.
Refletindo sobre estes assuntos, Ivan lembrou-se subitamente de uma anedota. Dizia-se que, durante o período dos Reinos Combatentes no Japão, a fragmentação feudal era tal que um senhor da guerra detentor de poucas dezenas de samurais já se constituía como um hegemon local.
Por conseguinte, ao descreverem os combates, costumavam relatar os acontecimentos nos seguintes termos: "Hoje, o senhor fulano de tal liderou um grandioso exército de trinta homens para derrotar o exército de vinte homens do senhor sicrano. O senhor sicrano lamenta a perda de três samurais e dois feridos — uma carnificina terrível" (e efetivamente terrível o era).
Conta-se que um determinado senhor feudal, invejoso da opulência do reino situado além-mar, consultou os senhores vizinhos e conseguiu recrutar um total de mil bravos guerreiros — o que representava quase metade da força militar de todo o Japão.
O senhor feudal que liderava aqueles mil bravos sentia-se eufórico, pois jamais comandara um exército de tal envergadura. Assim que cruzaram o mar, entregaram-se a fantasias infindáveis.
Naquela época, o imperador das Planícies Centrais, ao saber que piratas assolavam as vilas piscatórias costeiras, enfurecera-se grandemente e ordenara aos governadores provinciais que reforçassem rigorosamente a vigilância e aniquilassem todos os intrusos sem exceção.
Os senhores feudais japoneses ainda não se apercebiam de que a crise se aproximava, pelo que continuavam extasiados por conquistarem uma após outra as vilas piscatórias (pequenas aldeias de pesca), apesar de sofrerem pesadas baixas em cada investida.
Contudo, a retribuição não tardou a chegar. Alerta dado pelos pescadores, o governador provincial em pessoa acorreu para suprimir a ameaça. Quando dez mil soldados envergando armaduras de ferro emergiram perante os senhores japoneses, estes ficaram paralisados de assombro, compreendendo finalmente o que era um verdadeiro exército regular.
A este respeito, era preciso reconhecer mérito aos senhores feudais: mesmo sabendo que marchavam para a morte certa, recusaram-se a fugir e atacaram. Apenas o seu método de ataque permaneceu inalterado: avançarem desabaladamente em gritos de guerra.
Diante de tal espetáculo, o governador ficou sinceramente estupefacto, pois jamais testemunhara semelhante estilo de combate. receando que se tratasse de uma cilada, optou por ordenar o recuo.
Os soldados japoneses, habituados a intimidar os fracos e a curvar-se perante os fortes, viram os soldados de armadura recuar e sentiram o seu pavor dissipar-se de imediato. Contudo, embora o governador tivesse ordenado a retirada, não se limitou a recuar cegamente, aplicando alternadamente várias estratagemas àquele bando de samurais.
O desfecho revelou-se altamente teatral: os soldados encouraçados não sofreram uma única baixa, enquanto o milhar de samurais que cruzara o oceano foi quase inteiramente aniquilado. As poucas dezenas de sobreviventes que regressaram ao Japão começaram a propalar o poderio incomensurável das Planícies Centrais, fazendo com que, durante um século inteiro, nenhum senhor feudal ousasse sequer cobiçar as terras do outro lado do mar.
Naturalmente, isto acontecia porque consideravam aqueles dez mil soldados de ferro como a totalidade do poder militar das Planícies Centrais; caso compreendessem que aquilo não representava sequer um por cento do total, nem se atrevem a imaginar o que pensariam.