Capítulo 145: O Mercado de Ações
Ivan pegou o semanário. Comparado ao diário, o conteúdo do semanário era mais rigoroso e tinha maior importância para comerciantes e funcionários públicos, enquanto os plebeus preferiam os diários, de caráter mais recreativo.
A edição daquela semana não trazia muitas notícias. A primeira dizia respeito aos automóveis: o primeiro carro havia sido fabricado com sucesso — não um veículo experimental, mas um modelo comercial à venda — e fora oferecido pela Academia de Ciências ao governante de Belga, Ivan, como peça de coleção. Abaixo da notícia havia uma fotografia.
A câmera já fora desenvolvida pela Academia de Ciências. Tratava-se de algo capaz de registrar verdadeiramente a história; se nada saísse do curso esperado, ela só deveria ter surgido na França mais de trinta anos depois.
Embora a câmera já tivesse sido inventada, era praticamente impossível compará-la aos modelos das gerações futuras. Pela fotografia no jornal, percebia-se que a qualidade da imagem era extraordinariamente ruim.
O automóvel estava muito distante daquele que Ivan imaginava. Isso também adiaria bastante o momento em que ele poderia viajar de carro; no mínimo, seria necessário esperar até que o veículo passasse a utilizar um motor de combustão interna movido a combustível.
O motor de combustão interna já fora classificado pela Academia de Ciências como um projeto prioritário. No entanto, a diferença entre as épocas era grande demais. Mesmo a Academia de Ciências de Belga precisaria de vários anos para desenvolvê-lo.
Naturalmente, o jornal não registrava apenas a questão do automóvel. Ivan também encontrou outra notícia, de natureza um tanto recreativa, mas igualmente importante — e que, de certo modo, tinha relação com ele.
“Ex-governadora de Belga, Diana, aparece em teatro!”
Esse era o título. O texto abaixo apresentava a identidade de Diana e relembrava os acontecimentos de dois anos antes. Ainda assim, o tom do jornal não era particularmente tendencioso; a matéria não era dirigida exclusivamente contra Ivan.
Ivan ficou intrigado com o fato de uma coisa assim ter chegado às páginas do jornal, mas o assunto não era muito grave, e ele não pretendia se incomodar com aquilo. Na visão de Ivan, talvez fosse uma forma de o governo de Belga pressionar a França.
Na época, quando o Vento da Liberdade alcançara Belga, Ivan, enfurecido, falara em massacrar um milhão de pessoas. Depois daquele episódio, ninguém mais mencionara o assunto, e tudo acabara sendo deixado de lado. Seria aquela notícia uma maneira de insinuar alguma coisa?
Em algum momento, Noite surgira atrás de Ivan. Não disse nada; apenas esperou em silêncio que ele terminasse de ler o jornal. Era um hábito que os dois haviam adquirido anos antes, em Kaluga — embora naquela época Ivan estivesse lendo livros, e não jornais.
Apenas aquelas duas notícias haviam despertado o interesse de Ivan. O restante eram assuntos triviais. Talvez fossem importantes para os comerciantes, mas ele não tinha vontade de continuar lendo.
“Foi você quem autorizou a divulgação disso?”
Ivan apontou para o jornal sobre a mesa e perguntou. Por coincidência, naquele instante Diana voltou. Ivan assentiu para ela, indicando que se sentasse ao seu lado.
Os dois não se viam havia algum tempo, e Diana, por um momento, sequer reconheceu Ivan. Naturalmente, sabia que a única pessoa que poderia estar sentada dentro daquela sala era ele; foram apenas algumas mudanças em sua aparência que a deixaram atônita.
“A ordem do conde está praticamente concluída. Fiquei preocupada que anunciá-la causasse pânico, por isso achei melhor relembrar primeiro os acontecimentos de então, para servir de transição.”
Ivan era um homem que cumpria o que dizia. Essa era a diferença entre ele e os outros políticos: jamais aprendera o significado da palavra compromisso. Em sua mente, uma vez pronunciadas, suas palavras precisavam ser cumpridas.
Diana era inteligente, e sua sensibilidade política era extraordinária. Caso contrário, jamais teria se tornado a primeira governadora de Belga. Ao ver o jornal sobre a mesa e ouvir as palavras de Noite, sua mão tremeu involuntariamente.
Ivan percebeu o gesto, suspirou e tomou-lhe a mão.
“Deixe o passado no passado. Sua punição já foi mais do que suficiente. Eu não me importo com isso; por que você ainda continua pensando no assunto?”
Depois de consolá-la em voz baixa por alguns instantes, Ivan disse a Noite:
“Três ou quatro anos? Pelo visto, massacrar um milhão de pessoas realmente não é uma tarefa fácil. Seria muito mais agradável iniciar uma guerra, mas, nesse caso, eu acabaria sentado do lado oposto ao dele.”
Noite sabia muito bem de quem Ivan estava falando. Sob as ordens dele, já havia lidado com aquele homem inúmeras vezes, mas ainda não compreendia por que Ivan dava tanta importância àquele corso.
Ivan percebeu a dúvida de Noite, mas não a explicou. Deveria dizer-lhe que aquele homem seria o futuro imperador dos franceses, o senhor supremo da Europa e a única pessoa capaz de representar uma ameaça à Rússia?
Para construir algo novo, era preciso primeiro destruir o antigo. E, para alcançar um desenvolvimento acelerado, não bastava apenas desejar: era necessário ter uma oportunidade. Para Ivan, Napoleão era essa oportunidade — sua única chance de estender a mão até a Europa.
“A Rússia é um lugar excelente! Pode avançar para atacar e recuar para se defender. Todos dizem que o caminho para Shu é mais difícil de atravessar do que subir aos céus, mas, na minha opinião, o lugar mais difícil de conquistar deve ser justamente a Rússia.”
Na época de Napoleão, durante a Primeira Guerra Mundial e durante a Segunda Guerra Mundial, o Império Russo sempre fora aquele que permanecera de pé até o fim. Até a região de Sichuan havia caído várias vezes, mas quando a Rússia realmente fora conquistada?
Foi ao pensar em tudo isso que Ivan pronunciou aquelas palavras. No entanto, somente ele próprio conseguia compreendê-las; Diana e Noite ficaram completamente confusos.
“Vamos encerrar esse assunto por aqui. Não há necessidade de divulgar o que fizemos. Minha promessa foi cumprida, e basta que nós mesmos saibamos disso. Não é preciso deixar toda a Europa em alvoroço. Ou será que querem acrescentar à minha cabeça outro título semelhante ao de Carniceiro? Diana, sempre achei esse título vulgar demais. Será que não há na Europa duas pessoas mais instruídas para escolher?”
Noite ignorou a reclamação de Ivan sobre a vulgaridade do título de Carniceiro e deixou a sala silenciosamente assim que recebeu a ordem. Antes de partir, porém, recebeu uma nova missão: intensificar a vigilância sobre a França.
Em 1793, isto é, no ano anterior, formara-se a Primeira Coalizão contra a França. Seus membros eram o Sacro Imperador Romano Francisco II, cunhado de Luís XVI, além da Prússia, Sardenha, Inglaterra, Holanda e Espanha.
Naquela época, a França também estava longe de ser estável. A força dos monarquistas preocupava profundamente os democratas e jacobinos que haviam assumido o poder. Felizmente, a Batalha de Toulon, ocorrida mais tarde, conseguiu estabilizar temporariamente a situação interna, permitindo que se concentrassem por inteiro na luta contra os inimigos estrangeiros.
Foi justamente por causa da Batalha de Toulon que Napoleão se tornou general de brigada. Um general de brigada de vinte e quatro anos não era algo absolutamente inédito, mas era extremamente raro; havia, no mínimo, menos de vinte exemplos claramente registrados.
Com a partida de Noite, restaram apenas Ivan e Diana na sala. Talvez os criados já tivessem sido avisados e, por isso, não apareciam. Aquilo deixou Diana um tanto constrangida.
“Daqui a algum tempo, precisarei visitar os estaleiros que foram concluídos em Magadan. Gostaria de ir comigo para conhecer o lugar?”
Ao contrário de Eliza, cuja saúde era frágil, Diana conseguia adaptar-se perfeitamente às condições da viagem. Foi por isso que Ivan a convidou; não significava que amasse mais Eliza e tivesse menos consideração por Diana.
Diana aceitou o convite com alegria. Era raro surgir uma oportunidade de aliviar a tensão entre os dois; se ela não soubesse aproveitá-la, então já não seria Diana.
Aquela Diana já não era a mesma de antes. Ela compreendia que Belga jamais pertenceria a outra pessoa além de Ivan. O que podia fazer agora era conquistar uma posição relativamente elevada entre as mulheres de Ivan e, no futuro, garantir um bom ambiente de vida para os próprios filhos.
Ivan naturalmente desconhecia aqueles pequenos cálculos de Diana. Mesmo que soubesse, não se importaria. A palavra amor jamais ocupara espaço em seu coração. Se gostava de uma mulher, bastava tomá-la para si; não havia necessidade de se preocupar se ela gostava ou não dele.
É claro que talvez Ivan simplesmente ainda não tivesse encontrado alguém por quem sentisse verdadeiro afeto. Mas, mesmo que isso acontecesse, ele primeiro a manteria sob seu domínio e só depois pensaria em conquistar seu coração.
Era autoritário e irracional, não era? Mas, vivendo em uma época tão favorável, se ainda agisse de modo obediente e convencional, não teria valido a pena atravessar o tempo. Não conseguir o que queria, não poder divertir-se como desejava, ver a mulher de quem gostava nos braços de outro homem? Isso não seria morrer de humilhação?
Ivan teve vontade de perguntar sobre Tian Zongxiu, mas, pensando que ele também devia ter vindo para cumprir sua própria missão, desistiu. Naquela questão, Hulegen certamente estava errado, mas o governo de Belga também não agira de maneira honesta ao confiscar os materiais de construção.
Ivan, contudo, sabia que, se não fizesse aquilo, Hulegen continuaria adiando o pagamento das dívidas no futuro. Era um impasse sem saída; só restava permitir que Tian Zongxiu resolvesse a situação aos poucos. Ivan também não tinha uma solução melhor.
Ivan e Diana jantaram juntos. Naquela época, o jantar era completamente diferente dos primeiros dias de Ivan em Belga: pratos chineses e iguarias dos mais variados estilos europeus cobriam a mesa.
Talvez Ivan não fosse tão rico quanto o imperador da Grande Qing, mas, comparado a alguns reis europeus, ainda podia ser considerado abastado. No mínimo, já possuía alguns milhões de dólares de prata em bens particulares.
Naturalmente, isso se referia apenas ao seu tesouro privado. Considerando tudo, os ativos de Ivan ultrapassavam cem milhões, pois Belga e o Canato de Uliastai pertenciam inteiramente a ele.
Para Ivan, o dinheiro só tinha utilidade quando era gasto. Além disso, o consumo estimulava a economia. Por isso, tanto em sua alimentação quanto em suas roupas, Ivan levava uma vida extremamente luxuosa.
A única diferença era que a riqueza da família imperial da Grande Qing fora tomada por uma multidão de parasitas, enquanto Ivan distribuía seus recursos entre o povo. Tanto Uliastai quanto Belga estavam entre as regiões com menor desigualdade de riqueza em todo o mundo.
Naturalmente, isso também trazia desvantagens. Muitos grandes projetos não encontravam ninguém capaz de oferecer o capital necessário para assumir sua execução. Johnny, diretor-geral do Departamento de Comércio da província de Belga, porém, já tinha uma solução.
Criar um mercado financeiro e permitir que aqueles que careciam de recursos levantassem fundos junto à população. Dessa maneira, seria possível resolver o problema da ausência de grandes investidores em Belga e no Canato de Uliastai.
Ao mesmo tempo, isso também resolveria o excesso de dinheiro em caixa da família imperial. Por essa razão, a criação de um banco de investimentos tornou-se a questão mais urgente para a família Constantin.
O Banco da Sibéria era atualmente uma instituição estatal, responsável pela moeda de Belga e do Canato de Uliastai, além de exercer um papel importante na regulação da economia. Embora a família imperial possuísse trinta por cento de suas ações, o banco não podia ser transformado em uma instituição privada de investimentos.
Ivan já decidira chamar o novo banco de Banco Real Constantin. Sua principal função seria administrar as participações e os investimentos da família imperial no Grupo do Conde, no Banco da Sibéria e em outras empresas estatais.
Naturalmente, tudo isso era apenas uma questão de aparência. Se Ivan decidisse recuperar para si o Banco da Sibéria e o Grupo do Conde, alguém teria coragem de dizer não?
A postura de Ivan destinava-se apenas a fazer com que Belga e Uliastai parecessem mais com países independentes. Apenas na aparência, pois, nos bastidores, ambos continuavam pertencendo pessoalmente a Ivan.
“O mercado financeiro criado recentemente por Johnny está funcionando muito bem. Muitas pessoas com dinheiro disponível estão investindo nele. De certo modo, seus efeitos são semelhantes aos dos títulos do governo.”
Embora já não ocupasse nenhum cargo, Diana ainda conhecia bem os assuntos da administração pública. Também sabia que Ivan pretendia fundar o Banco Real Constantin. Suas palavras, portanto, carregavam uma intenção bastante clara.
Ivan lançou-lhe um olhar. Compreendia perfeitamente seus pequenos cálculos. Diana também olhou para ele; desde o início, não pretendia esconder nada, pois sabia que seria impossível enganá-lo.