Segundo Volume em Kyoto, Capítulo Sessenta e Quatro: A Mulher

O Fim da Era Gloriosa Manobra suspeita 3108 palavras 2026-04-01 17:46:21

As duas liteiras pararam ao mesmo tempo. Os carregadores baixaram as varas dianteiras com todo o cuidado e, tal como fizera quando Fan Jian se encontrara com Chen Pingping, recuaram silenciosamente para a distância. A parte dianteira de cada liteira inclinou-se ligeiramente para a frente, o que deveria tornar a viagem desconfortável para quem estivesse no interior; mas, num prodígio estranho, nem o chanceler nem a pessoa na outra liteira saíram para se cumprimentar.

Assim, as frentes das liteiras inclinaram-se uma em direção à outra em sinal de reverência, parecendo dois velhos amigos a trocar saudações ou um par de recém-casados a prestar homenagens ao céu e à terra antes de entrarem na câmara nupcial.

— Ruofu, não te consumas demasiado com a dor. — A voz suave e frágil soou finalmente do interior da liteira oposta. Era a própria Princesa Eldest quem saíra do palácio para se encontrar com o seu antigo amante de longas datas!

Ao reconhecer aquela voz tão familiar, o Senhor Chanceler franziu ligeiramente o sobrolho, como se recordasse acontecimentos de há muitos anos, e respondeu com tom indiferente:

— A preocupação da Alteza Imperial com os assuntos da minha humilde casa merece a minha profunda gratidão.

Ouvindo aquelas palavras gélidas que pareciam erguer uma muralha a milhares de quilómetros de distância, a voz da princesa adquiriu de imediato um tom magoado e terno:

— Essa distinção entre soberano e súbdito... como podes trazê-la para o meio de nós dois? Porque me falas hoje com tanta frieza e formalidade?

Do interior da liteira do chanceler ecoou um riso frio:

— Alteza, Ruofu é incapaz de grandes feitos, mas não deseja transformar-se numa massa de modelar que a Alteza possa amassar a seu bel-prazer.

A outra liteira mergulhou num silêncio profundo, como se a ocupante não pudesse conceber que o interlocutor lhe dirigisse palavras tão ferinas. Passado um bom bocado, a resposta ressurgiu, carregada de melancolia:

— Ruofu, que sentido têm essas palavras? Embora Gong'er não seja meu filho, sempre mandei entregar presentes na vossa residência em todas as festividades e épocas do ano, amando-o tal como tu... Eu, eu, com a dignidade que me confere o estatuto de princesa, serei porventura o teu mero saco de pancada? Deixemos estar... Uma vez que hoje não tens disposição, é melhor não continuarmos esta conversa.

Lin Ruofu soltou de repente um muxoxo frio e declarou:

— Encontrar-me hoje com a Princesa Eldest tem um propósito preciso: comunicar-lhe que já dei o meu consentimento para o casamento de Chen'er no mês de outubro.

Fora dos muros do palácio reinava a mais completa escuridão, apenas rompida pela ténue claridade do lampião colocado junto à liteira da princesa. O longo silêncio que se seguiu atestava o choque profundo que a mulher, aparentemente tão frágil, sentia naquele momento, bem como a ira ardente que as palavras tinham provocado. Muito tempo depois, a voz da princesa, cortante como o vento gélido do inverno profundo, atravessou a cortina da liteira:

— Ela é minha filha! Não permitirei que se case com aquele pequeno bastarda da família Fan.

Quer estivesse no palácio, quer fora dele, a Princesa Eldest sempre projectara uma imagem de fragilidade extrema. Contudo, as palavras que agora proferia soavam com uma dureza letal.

— Vós... acaso podeis vencer a vontade de Sua Majestade? — Na voz de Lin Ruofu surgiu, sem razão aparente, um tom de autorrepúdio e desolação. — Além do mais... Sua Majestade fez questão de que todo o império soubesse que Chen'er é minha filha, o que desde logo determinou que o seu papel no mundo não seria propriamente honroso.

A voz da princesa transformou-se instantaneamente num lamento de indescritível beleza trágica:

— Terás mesmo a coragem de...

Ao ouvir aquele tom, Lin Ruofu sentiu uma náusea imediata e retorquiu com aversão:

— Se a Alteza se preocupa com os assuntos do erário real, saiba que isso já não faz parte das minhas cogitações.

A princesa, com a voz trémula, questionou:

— Se tu não te preocupas, quem o fará? Sou apenas uma mulher sozinha, confinada aos aposentos do palácio. Acaso têm sido fáceis estes anos para mim?

No interior da sua liteira, o rosto de Lin Ruofu contorceu-se numa expressão de ódio profundo:

— Tenho uma filha a quem é negado ver durante anos a fio, avistando-a apenas de relance e à distância nos grandes banquetes da corte. Desempenhar o papel de pai desta maneira... julga acaso que tem sido fácil para mim?!

A princesa defendeu-se com um tom lamentoso:

— Não havia outro remédio. Naquela época, carreguei no ventre o fruto do nosso amor em segredo e, não querendo arruinar o teu futuro, criei-a sozinha. Ao longo destes anos, fui eu que tratei dos teus interesses no palácio, desviando ocultamente fundos do erário real para teu uso. Não guardas sequer a menor lembrança do meu bem?

A voz vinda do interior da liteira do chanceler transbordava de gelo. Lin Ruofu sibilou, contendo um rugido:

— O meu futuro? Desde aquele tempo até hoje, quando fui eu que procurei ativamente tal futuro? Era um estudante pobre e acabei por me tornar chanceler. Tudo parece brilhante aos olhos do mundo, mas tenho uma filha que não posso ver, gerei um filho que... que... — A sua voz tremeu no interior do veículo — ...que pereceu tragicamente. Isto não é o meu futuro, nem aquilo que ambicionei. É apenas o poder que tu desejavas; conformaste-te apenas por não te contentares em casar com um príncipe consorte sem esperança de ascensão e passar o resto da vida na penumbra. Esperas ainda que eu te agradeça por tudo isto?

Ouvindo tais palavras, a princesa foi sobressaltada por uma fúria cega e desatou a praguejar aos gritos, com a voz aguda:

— Lin Ruofu! Chegados a este ponto, atreves-te a proferir semejantes absurdos? Se realmente não te conformavas, por que razão não abriste a boca quando te nomearam para o censorado? Por que não manifestaste desgosto quando te mandaram para a Academia Hanlin? Por que não sentiste remorsos quando te consegui o cargo efetivo no Ministério dos Funcionários? Quando subias de degrau em degrau, esqueceste-te dos meus favores, mas agora, ao primeiro contratempo, descarregas toda a tua raiva sobre mim!

— Muito bem, Rui'er. — Ouvindo a voz da princesa elevar-se cada vez mais, Lin Ruofu acalmou-se subitamente. O que disse a seguir estava impregnado de um rancor insondável: — Prefiro mil vezes ver-te transformada numa megera vulgar do que continuar a aturar essa tua postura de eterna plañideira. Sabias que isso é profundamente nauseabundo?

A princesa ficou sem palavras, sufocada pela cólera.

— Quanto ao casamento de Chen'er, a minha decisão está tomada. Tenho observado Fan Fan, e seja ele quem for, é pelo menos alguém que não morre facilmente — disse o chanceler com frieza. — Não quero que a minha filha se torne viúva.

A princesa recriminou-o asperamente:

— Perdeste ojuízo hoje? Gong'er acabou de ser assassinado e já tens pressa em aliar-te à família Fan? Acreditas porventura naquelas patranhas do velho cão Chen Pingping? Com o estatuto que possui, Sifang Jian jamais viria à capital cometer tal crime! É bem provável que o próprio Fan Jian esteja por trás de tudo isto.

Lin Ruofu replicou com frieza:

— Quem morreu foi o meu filho. Julgas que não fui vê-lo pela última vez? Aqueles ferimentos não podem ser dissimulados; a intenção da espada de Sifang Jian é cortante mas descontraída. Mesmo que eu me enganasse, o mestre de armas da minha mansão jamais se enganaria.

Vendo que não conseguiria demovê-lo, a princesa suavizou o tom e implorou:

— Espera mais um pouco enquanto investigo. Mesmo que não tenhas piedade de mim, não permitas que Chen'er seja entregue à família Fan.

Após um breve silêncio, Lin Ruofu acabou por revelar:

— Wu Bo'an propôs-me o plano de assassinar Fan Fan. Recusei a oferta, mas nunca imaginei que ele conseguisse persuadir o insensato Gong'er.

A princesa emudeceu, compreendendo que lhe seria árduo convencer o interlocutor de que era alheia a esse complot.

— Wu Bo'an é homem teu. — A voz de Lin Ruofu ostentava um frio capaz de congelar as cortinas da liteira fustigadas pelo vento noturno. — Sempre soube que ele te pertencia, que o utilizavas para me vigiar. Mas nunca pensei que o meu filho viesse a perder a vida por tua culpa. Por isso, ficamos por aqui.

O vento da noite começou a soprar em redor da Cidade Imperial. A liteira azul ergueu-se e fundiu-se lentamente na escuridão, enquanto um lampião tombava, impotente e solitário, junto à outra liteira, de onde provinham os soluços abafados de uma mulher.

Um eunuco aproximou-se a tremer de medo, enquanto uma criada segurava o lampião. O pequeno cortejo seguiu lentamente junto à porta lateral para entrar no palácio.

A liteira avançou durante um longo trajeto até alcançar o Palácio Guangxin, a residência temporária da princesa. A cortina ergueu-se e a princesa emergiu, com o rosto banhado em lágrimas. Vários eunucos e criadas apressaram-se a baixar a cabeça, evitando fitá-la. A princesa subiu os degraus com passos débeis, enxugou finalmente o pranto do rosto e, de súbito, abriu um sorriso radiante, desabrochando como um salgueiro após a chuva, para depois murmurar com voz trémula e infantil:

— Matem-nos a todos.

Vários feixes de luz verde cortaram o ar! Antes que os eunucos pudessem suplicar por misericórdia, as criadas pessoais da princesa cortaram-lhes a garganta com adagas ocultas nas mangas. No interior do palácio nocturno, os corpos tombaram no chão com alguns ruídos abafados.

A mansão do chanceler não era a maior residência da capital, mas decerto ostentava a maior opulência. Nem mesmo a morada do Príncipe Jing ou a da nobre família Tianling, rica por gerações, se equiparávam à chancelaria. O portão principal e os seus ornamentos pareciam modestos à primeira vista, mas qualquer perito na matéria reconhecia de imediato que a decoração interior consistia em antiguidades de subtil requinte, desprovidas de ostentação vulgar. Bastaria o valor de um par de cadeiras para adquirir todo o vasto jardim do Príncipe Jing.

Evidentemente, nesta comparação excluíamos a habitação de Sua Majestade, cujo nome oficial era Palácio Imperial — um lugar com o qual ninguém ousaria ombrear.

O facto de Lin Ruofu ter amontoado tanta riqueza em pouco mais de duas décadas era amplamente conhecido como prova da sua cobiça e duplicidade. Contudo, o Imperador preferia fechar os olhos e fingir ignorância, um mistério desconcertante para todos.

Atravessando o salão principal para cumprimentar os funcionários civis que ali acorriam em sinal de condolências, Lin Ruofu entrou nos aposentos interiores com um ar abatido. Sabendo que o chanceler se encontrava profundamente consternado, os dignitários foram-se retirando, embora alguns com negócios urgentes aguardassem num estado de visível aflição. Recordando-se deles, Lin Ruofu regressou, inteirou-se dos problemas e, forçando o ânimo, despachou rapidamente as pendências antes de os mandar retirar com um gesto exausto. Ao abandonarem a residência, aqueles funcionários debatiam-se entre a culpa e a admiração: ver o chanceler enfrentar uma tal tragédia pessoal e continuar a priorizar os deveres do Estado fazia dele um verdadeiro pilar da nação, raríssimo de encontrar.

De regresso aos aposentos interiores, Lin Ruofu sentou-se à mesa e permaneceu em silêncio durante largo tempo.

— Senhor, romper abertamente com o Palácio Oriental neste momento não parece prudente. — Yuan Hongdao, o confidente mais próximo do chanceler e o seu conselheiro mais íntimo, serviu-lhe uma chávena de chá. Vestido com roupas de luto e observando o esforço de Lin Ruofu para se manter firme, sentiu o coração apertar-se. — Deixemos isto para depois; o senhor deve descansar primeiro.

Lin Ruofu abanou a cabeça, com o rosto sulcado de rugas e carregado de apreensão, e murmurou:

— Chegados a este ponto, e pelo bem de todos os meus sobrinhos e clã, preciso de gizar um plano.