Cento e seis: Novo encontro com Han Shuang na pequena feira do templo; o Imperador Yongtai deseja celebrar o ano-novo como o povo.

O Genro das Doutrinas Confucionista e Taoísta Que maldade poderia eu ter? 5696 palavras 2026-04-01 17:18:55

No dia da véspera do Ano-Novo, assim que o céu clareou, Su Ping foi expulso da Escola Nacional por Yin Dongqiu.

O motivo? Dizia que os jovens deviam ter o porte dos jovens; treinar com afinco o tempo todo, ao contrário, não fazia bem.

Uma ideia pedagógica tão avançada deixou Su Ping profundamente abalado.

O ponto principal era: se não se estudasse nem se praticasse artes marciais, então o que mais haveria para fazer?

Tomado pela dúvida, Su Ping deixou a Escola Nacional e, então, caiu em si.

A véspera do Ano-Novo era o dia da pequena feira dos templos.

Em Yangjing, todos os anos, no dia da passagem de ano, o povo ia por iniciativa própria aos três grandes templos de Yuan Sheng, Xuan Zun e Wu Zu para oferecer sacrifícios, com a intenção de receber o novo ano e pedir aos três sábios que abençoassem a sorte do ano vindouro.

Esse dia também era chamado de pequena feira dos templos.

Já no segundo dia do ano, representantes oficiais das três vias religiosas compareciam para realizar um ritual de sacrifício mais solene, conhecido como grande feira dos templos.

A pequena feira não tinha o esplendor nem a pompa da grande, mas era igualmente fervilhante de vida.

As ruas estavam cheias de passantes trajando roupas festivas; crianças corriam e brincavam; vendedores apregoavam com vigor; trupes teatrais exibiam cambalhotas e acrobacias.

Su Ping fazia muito, muito tempo que não sentia um clima de Ano-Novo tão intenso.

Isso o fez ficar ligeiramente absorto por um momento.

“... Acho que estou começando a gostar daqui.”

Respirando fundo, Su Ping sentiu o coração mais leve e retomou o caminho.

Tendo renascido, com amigos com quem podia partilhar o íntimo e anciãos que cuidavam dele, naquele Ano-Novo ele precisava levar um gesto de apreço.

Dos dois mestres, certamente; e também Shen Tiannan, o velho Ge, Pequeno An e os demais... todos do mesmo pátio; Shen Xian’er também não podia ficar de fora.

Isso já fazia seis presentes.

Enquanto caminhava e fazia as contas, Su Ping aproveitou para passar na Livraria Wuyá e sacar algum dinheiro.

O gerente Liu havia preparado tudo com abundância: dos mil taéis, havia notas e lingotes, em valores grandes e pequenos, leves e pesados.

Dinheiro não faltava, mas o que comprar?

Pensando nisso, Su Ping logo chegou à Rua do Templo de Yuan Sheng.

“Papel vermelho de Ano-Novo! Papel vermelho bonito!”

“Cosméticos e pó de arroz, cosméticos e pó de arroz melhores do que os da fragrância de primeira classe!”

“Sementes de melão, amendoim, espeto de fruta em calda...”

“...”

As barracas, grandes e pequenas, já ocupavam ambos os lados da rua, e até os lojistas haviam escancarado as portas, convivendo de raro modo em harmonia com os vendedores ambulantes à entrada.

Su Ping ia andando e observando, até parar diante de uma barraca que vendia saquinhos bordados.

Em Da Qing, o saquinho bordado não era, como nas narrativas, um objeto que só mulheres davam a homens para expressar afeto; era algo usado como presente por todos, do povo comum aos altos funcionários e até ao próprio imperador.

À exceção de certas cores e padrões vedados por protocolo, os mais comuns entre o povo eram os tons de preto, vermelho e verde; os modelos também se dividiam em saquinhos de cintura, de peito, de alça e de pendurar à cintura, com variedades extremamente mutáveis.

Seguindo a etiqueta confuciana, “o homem usa a bolsa de couro, a mulher a de seda”, Su Ping escolheu um saquinho de adorno preso à cintura.

De base vermelho-aconchegante, com bordados de flores de ameixeira de inverno; a ameixeira desabrochava com cinco pétalas, aludindo às cinco bênçãos, e também insinuando Shen Xian’er como a própria flor de ameixeira, desabrochando em meio ao frio cortante.

O vendedor percebeu que era um presente e, com toda a delicadeza, embrulhou o saquinho num lenço quadrado vermelho.

A conta deu duas moedas de prata.

Su Ping guardou o saquinho com satisfação.

Embora a coisa fosse bem inflacionada, era Ano-Novo; a relação custo-benefício podia ficar para depois.

Quanto a Ge Ping’an, que andava dizendo que o pincel já estava ficando pelado, presentear com um conjunto de instrumentos de estudo parecia adequado.

O velho Ge gostava de colecionar livros; talvez fosse possível garimpar um verdadeiro volume antigo para oferecer. Com aqueles sentidos anormalmente aguçados, isso também não seria difícil.

Já para Wen Daoyuan, Yin Dongqiu e Shen Tiannan, Su Ping realmente não sabia o que dar.

“Nisso o futuro é melhor: de mão em mão, além de cigarro e álcool, é tudo chá...”

Su Ping ia matutando, enquanto caminhava e olhava ao redor.

“Incenso de primeira! A melhor escolha para honrar Yuan Sheng!”

Um pequeno vendedor gritou, olhando-o com expectativa.

“Moço, vai entrar para prestar reverência a Yuan Sheng?”

“Hm?”

Su Ping virou a cabeça e viu que já estava diante do templo de Yuan Sheng; assentiu de imediato.

“Naturalmente, vim prestar homenagem.”

“Então, moço, tome isto. Lembre-se de entrar pela porta da direita e sair pela da esquerda; a porta principal não pode ser usada.”

O vendedor sorriu e lhe entregou três bastões de incenso.

“Obrigado. Quanto é?”

Su Ping se preparou para pagar.

Quem diria que o vendedor ficou surpreso e acenou apressadamente com a mão.

“Nem se fala em dinheiro.”

Se não era dinheiro, era o quê? Favor?

Su Ping ficou confuso.

“É a primeira vez que o moço vem à feira dos templos, não é?”

O vendedor explicou com um sorriso:

“Quem trabalha com velas e incenso como nós oferece, todos os anos, um dia gratuito na pequena feira dos templos. Qualquer devoto que venha prestar culto pode pegar e usar à vontade; é também o nosso gesto de boa vontade para com os Três Sábios.”

“É isso então... Muito obrigado, irmão.”

Su Ping assentiu e, conforme as instruções do vendedor, entrou no Templo de Yuan Sheng.

Assim que cruzou a entrada, uma enorme estátua se impôs ao olhar.

Yuan Sheng sustentava um rolo de escrituras nas mãos e erguia o rosto para o céu; havia nele uma aura solene, como quem não teme inúmeros demônios e monstros, e isso levava naturalmente a despertar reverência.

A mesa de oferendas sob a estátua estava repleta de frutas, peixes, carnes e outros tributos.

Cinco homens e mulheres estavam ajoelhados sobre esteiras diante da mesa, em oração.

No instante em que viu aquelas cinco pessoas, o olhar de Su Ping fixou-se nas costas de uma delas.

Han Shuang!

Ele havia encontrado Han Shuang ali mesmo!

“... Peço a Yuan Sheng que o proteja, para que durante toda a vida ele jamais sofra calamidade.”

Depois de terminar a prece em voz baixa, Han Shuang se levantou e inseriu os bastões de incenso no queimador.

Ao se virar, viu atrás de si uma figura familiar, silenciosamente parada.

“... Você!”

Han Shuang empalideceu de susto, com a sensação de ter sido pega em flagrante fazendo algo errado; em pânico, perdeu o equilíbrio sob os pés.

Acabou...

Estava acabado! Acabado, acabado!

O que ele tinha dito há pouco, com certeza, fora ouvido por ele!

Tomada por esse pensamento esquisito, Han Shuang instintivamente levou a mão ao rosto.

Com isso, em vez de se firmar, começou a tombar para trás.

A sensação de queda subiu-lhe ao coração, e Han Shuang, impotente, ficou ainda mais envergonhada e aflita até desejar morrer.

Quando já ia bater a cabeça na mesa de oferendas, um braço forte a sustentou pelas costas.

“Então, me ver te deixa tão surpresa assim?”

Su Ping franziu o cenho.

Ele vira com clareza o pânico e a perturbação de Han Shuang, e isso lhe pareceu estranho.

“Não... só que o senhor Su apareceu de repente demais...”

Han Shuang endireitou-se com ajuda do gesto e recuperou logo a compostura.

“Vocês dois, cuidado com o lugar!”

Um devoto ao lado falou em voz baixa, dirigindo-se aos dois.

Só então perceberam que os demais os fitavam com ira.

“Perdoem, perdoem...”

Su Ping sorriu sem jeito, enfiou casualmente o incenso no queimador e fez sinal para Han Shuang sair com ele.

“Ah, os costumes do mundo realmente se degradam.”

Depois que os dois se foram, um devoto balançou a cabeça.

“Fazer essas imundícies diante da estátua de Yuan Sheng...”

Mal terminou de falar, outro devoto mostrou espanto e apontou para a estátua:

“Yuan Sheng acabou de sorrir para mim!”

Estalo!

Alguém ao lado lhe bateu na mão e, irritado, repreendeu:

“Não se atreva a faltar com respeito a Yuan Sheng!”

“Que disparate. A estátua de Yuan Sheng olha para o céu; como poderia sorrir para você?”

“Se continuar falando tolices, vão te expulsar...”

Os demais também o censuraram.

“Certo...”

O devoto não ousou retrucar e, às pressas, fechou os olhos para continuar a oração.

Do lado de fora do templo, os dois caminhavam lado a lado.

Su Ping fez a pergunta que guardava havia muito tempo:

“Han Shuang, naquele dia, no pavilhão à beira do lago, afinal...”

Antes, por causa desse assunto, ele até havia procurado Shen Xinlan; contudo, nem ela sabia onde Han Shuang morava.

Já que a encontrara hoje, precisava esclarecer de qualquer modo.

“Naquele dia, nós dois vimos um ao outro perdendo a compostura. Um ato tão desprovido de decoro não deve ser mencionado de novo no futuro.”

Han Shuang interrompeu Su Ping, e em seus olhos uma sombra de tristeza parecia quase imperceptível.

Ele, de fato, não se lembrava.

“Tudo bem...”

Su Ping assentiu, impotente, e logo sua expressão tornou-se séria.

“Mas há algo que você precisa me contar.”

“O quê?”

Han Shuang sentiu o coração apertar.

“Aquela mulher que você mandou para me desintoxicar... quem era?”

Su Ping parou, olhando-a com toda a seriedade.

“Embora eu não me lembre do rosto dela, tenho certeza de que havia mesmo alguém assim.”

“...”

O rosto de Han Shuang aqueceu de súbito, quase incontrolavelmente; ela abriu a boca por instinto para disfarçar:

“Não passava de uma criada. O senhor não precisa se importar.”

Su Ping franziu o cenho.

Sabia que as famílias poderosas não davam muita importância aos servos; aliás, ele já se acostumara a essa realidade.

Mas, se aquela serva tivesse algo a ver com ele, então era diferente.

“Embora eu não me considere um cavalheiro, uma vez que algo aconteceu, como eu poderia fingir que não sei de nada?”

Su Ping respirou fundo e disse:

“Afinal, tendo-me dado a primeira vez dela e sendo também a primeira mulher deste mundo para mim, de qualquer modo não se pode deixá-la continuar como serva de alguém.”

Se ela desejaria ou não acompanhá-lo, isso seria assunto para depois.

“Ah?”

As sobrancelhas finas de Han Shuang se ergueram, e ela perguntou:

“O senhor realmente pensa assim?”

“Diga-me sem rodeios o que é preciso para livrá-la da condição de escrava.”

Su Ping respondeu sem hesitar.

“...”

Han Shuang ficou atônita por um momento e, de súbito, abriu um sorriso.

“O senhor é tão franco; como eu poderia não fazer-lhe esse agrado? É uma pena...”

“Uma pena o quê?”

O coração de Su Ping apertou.

“Aquela criada se chamava Wu You. Na verdade, ela nem sequer era escrava; há algum tempo pediu demissão e voltou para a terra natal. Se o senhor realmente não consegue esquecer... espere até depois do Ano-Novo. Depois disso, mandarei alguém procurá-la.”

Han Shuang já se havia acalmado.

Ela também não sabia o que fazer: temia que Su Ping a reconhecesse, mas também temia que ele nunca a reconhecesse; restava-lhe apenas seguir a desculpa de há pouco.

Adiaria mais um dia, se pudesse.

Wu You...

Su Ping memorizou o nome e assentiu.

“Então, agradeço a ajuda.”

“O senhor está sendo formal demais...”

Han Shuang acenou com a mão e, quando ia dizer mais alguma coisa, viu de repente uma figura surgir na esquina da rua; ela engoliu o resto das palavras e mudou de assunto:

“Tenho assuntos a resolver e preciso ir primeiro. Depois do Ano-Novo, voltarei para visitá-lo.”

“Como quiser.”

Su Ping não pensou muito, informou a Han Shuang o endereço da Casa de Orvalho Doce e então se despediu com um gesto cerimonioso.

Han Shuang foi até diante de Qiu He com o rosto sereno, com medo de que lhe vissem qualquer coisa.

“Moço, adivinhe o que consegui encontrar para o senhor?”

Qiu He disse animada.

Pelo visto, nem sequer tinha visto Su Ping.

Han Shuang soltou um suspiro de alívio e perguntou:

“O quê?”

Qiu He sorriu com orgulho e, como quem oferece um tesouro, tirou um livreto.

“O segundo volume! Hehe, o segundo volume que só começaria a ser vendido no sexto dia do ano!”

“O segundo volume?”

Os olhos de Han Shuang brilharam.

“Vamos, primeiro voltamos.”

“O senhor não sabe, aquele gerente Liu é tão teimoso... a serva precisou insistir sem descanso, alternando doçura e firmeza, elogiando até não poder mais, para conseguir isso...”

Qiu He seguiu tagarelando atrás, e as duas seguiram de volta ao palácio.

Depois de pensar com cuidado, Su Ping deixou a pequena feira dos templos e foi a três lugares.

O primeiro foi a estalagem Xiankelai.

Os itens vendidos na feira eram por demais comuns, coisas de uso cotidiano; mesmo que custassem caro, dificilmente conseguiriam expressar a sua intenção.

Mas a Xiankelai era diferente: lá havia a bebida dos imortais embriagados.

Para Yin Dongqiu, não existia presente melhor do que um jarro da Bebida dos Imortais Embriagados.

Só que aquele vinho raro de dez anos custava trezentos taéis de prata!

E, se Su Ping não tivesse se abaixado sem vergonha e revelado sua identidade de Pequeno Senhor da Poesia, o estalajadeiro nem o venderia.

Isso fez o sangue de Su Ping ferver por dentro, e ele decidiu em silêncio que, na primavera do ano seguinte, faria uma bebida daquelas de verdade, para que aqueles caipiras de Zhongzhou vissem o que era mesmo um bom vinho.

Quanto a Wen Daoyuan, com tantas obras eternas na cabeça de Su Ping, aquilo não valia grande coisa para ele, mas, para os estudiosos deste mundo, seria um verdadeiro tesouro.

Era lucro extraordinário sem custo algum.

Depois de resolver esses dois figurões, Su Ping foi a uma loja de antiguidades e pinturas, onde garimpou um conjunto de instrumentos de estudo e um manuscrito de próprio punho do senhor Qi.

Ele não sabia se era de fato a caligrafia autêntica de Qi, mas a antiguidade era real.

No fim, restou apenas Shen Tiannan.

Esse velho era um pouco difícil de lidar.

Nos primeiros anos, viajando para cima e para baixo como comerciante, que coisa rara ele não tinha visto?

Além disso, sendo um príncipe real de um país, não lhe faltava nada além da companhia da esposa; mas Su Ping também não podia lhe arranjar um casamento, podia?

Depois de pensar e repensar, Su Ping aplicou o poder literário juntamente com sua técnica de pincel de precisão extrema e pintou um quadro, intitulado A Vontade de Wuhui.

Nele havia representado o Passo de Wuhui; além do passo, estendia-se a vasta areia amarela; dentro dele, formava-se a rígida e austera formação de tropas dos Pinos Vermelhos.

Sobre as muralhas, Shen Tiannan e Su Yun estavam lado a lado, contemplando de longe Yangjing.

Quanto ao rosto de Su Yun, ele não o conhecia; só pôde pintá-lo conforme a descrição de Shen Tiannan, combinando-a com a própria fisionomia, o que lhe tomou um grande esforço.

Quando tudo enfim ficou pronto, o céu já estava completamente escuro.

Su Ping carregou várias sacolas e embrulhos, acompanhado por uma sucessão de luzes acesas, e voltou à Casa de Orvalho Doce.

Assim que entrou, uma sequência de estampidos de fogos de artifício explodiu de repente.

“Su Ping! Venha comer bolinhos!”

Shen Xian’er, tapando os ouvidos, chamou rindo com a voz alta.

No pátio havia uma grande mesa redonda; além do velho Ge e do filho, além de Shen Xian’er, estavam também Wen Daoyuan, Yin Dongqiu e Shen Tiannan, todos ali, olhando Su Ping com um sorriso nos olhos.

Evidentemente, todos o aguardavam.

Su Ping sentiu-se tocado, e um sorriso sincero lhe surgiu nos lábios.

“Já cheguei!”

Florescem duas, cada qual a seu ramo.

Num dia de festa para todos sob o céu, o imperador, tão acima dos demais, não era muito diferente de um homem comum.

Com mais gente, mais aparato, e só isso.

Quanto ao conforto, sob tantas regras e cerimônias, era até muito inferior ao dos costumes populares.

Salão de Todas as Bênçãos.

O Imperador Yongtai estava sentado no trono do dragão como um pedaço de madeira, observando uma concubina, um príncipe, uma princesa, um neto imperial após o outro virem lhe apresentar votos de Ano-Novo.

E isso nem era tudo.

Segundo o protocolo, naquela noite todos os membros da família imperial deviam vir saudar o imperador e a imperatriz-mãe, felicitando o Ano-Novo.

E os presentes oferecidos pelos príncipes, princesas e demais descendentes eram o ponto alto da noite.

Um e outro, todos esfregavam as mãos, impacientes, ansiosos por mostrar seu brilho naquela ocasião.

Mal sabiam eles que o Imperador Yongtai não nutria expectativa alguma.

No mundo inteiro havia muitas raridades que ele jamais vira, mas essas coisas não eram algo que príncipes e princesas pudessem simplesmente encontrar.

Depois dos presentes vinha o banquete.

Nesse momento, o imperador só precisava mover os hashis de forma simbólica, e o eunuco de confiança já levantaria a voz dizendo que Sua Majestade estava fatigada, deixando aquela grande ocasião para que os demais se sentissem mais à vontade.

Como em todos os anos, pouco tempo depois de iniciado o banquete, o Imperador Yongtai deixou o Salão de Todas as Bênçãos acompanhado por Jia Hongyi.

“Nessa época de cada ano, sinto que eu e você somos todos iguais.”

No caminho de volta ao palácio, o Imperador Yongtai suspirou.

“Ah, isto...”

Jia Hongyi ficou tenso, sem saber como responder.

“Em que está pensando?”

O Imperador Yongtai lançou-lhe um olhar e disse:

“Você é um solitário no corpo; eu sou um solitário na posição.”

“Ah, ah... quase me matou de susto, Vossa Majestade.”

Jia Hongyi riu sem saber se chorava.

“Vossa Majestade é o soberano supremo; no lugar, também é impossível haver alguém igual a vós.”

“Você ainda não entende.”

O Imperador Yongtai sacudiu a cabeça e, de súbito, algo lhe ocorreu.

“Que tal eu te levar para passar o Ano-Novo como o povo passa?”

“Ano-Novo do povo... Vossa Majestade quer sair do palácio?”

Jia Hongyi ficou atônito e apressou-se a dissuadi-lo.

“Não pode, Vossa Majestade. Sair do palácio neste momento... é mau agouro!”

No limiar entre o velho e o novo, o imperador fora encontrado fora do palácio?

Se isso chegasse aos ouvidores de tribuna, os memoriais de censura o esmagariam.

“Menos dessas. Quando foi que eu acreditei nisso?”

O Imperador Yongtai sacudiu a manga da túnica.

“Depressa, vá buscar uma muda de roupa.”

“Isso... seu servo obedece.”

Sem alternativa, Jia Hongyi só pôde fazer conforme o senhor ordenara.

Pouco tempo depois, os dois saíram do palácio sem que ninguém percebesse e foram diretamente para a Casa de Orvalho Doce.