Capítulo cento e vinte e nove: O Campo de Treinamento (Parte I)

Crise Extrema Peixe perdido 2912 palavras 2026-04-01 05:54:15

Lu Yuan, sentindo-se um pouco intrigado, manteve a aparência impassível enquanto permitia que o caça retornasse à base sob controle automático. Ao chegar e observar a aeronave sendo recolhida ao hangar, Lu Yuan aproximou-se de Sonny e pediu: "Sonny, venha comigo um instante."

A cerca de cem metros de distância do hangar, Lu Yuan virou-se para Sonny, que parecia confuso: "Sobre o caça, existe algum problema com sua arquitetura neuronal?"

"Senhor, a que tipo de problema se refere?" Sonny notou a estranheza no tom de Lu Yuan.

Após um breve silêncio, Lu Yuan relatou o comportamento da aeronave momentos antes e completou: "É por isso que pergunto se houve alguma anomalia na arquitetura neuronal. Caso contrário, não faria sentido que ela exibisse um nível tão elevado de autonomia."

"Senhor, de acordo com os dados das verificações anteriores, os neurônios não apresentam qualquer problema... Talvez seja apenas excesso de preocupação de sua parte."

"Será..."

Lu Yuan não se comprometeu com uma resposta e, de repente, disse: "Como a manutenção e o fornecimento de peças para o caça Garra de Águia ainda não foram resolvidos, é melhor evitarmos usá-lo daqui para frente."

Embora a aeronave tivesse demonstrado um poder de combate extraordinário, era justamente isso que causava pesar a Lu Yuan. Sem meios de manutenção ou peças de reposição, cada voo reduzia a vida útil da máquina. Mesmo que o caça utilizasse uma estrutura, ligas e materiais compostos de última geração, o protocolo padrão exigia uma revisão interna após cada poucos voos para garantir o desempenho de pico.

Naquele momento, Lu Yuan não possuía condições nem tecnologia para tal, sendo forçado a selar a aeronave temporariamente para evitar o desgaste de peças que não poderiam ser substituídas.

"Sonny, deixo as coisas por aqui sob seus cuidados. Se nada mudar, partirei amanhã..."

Tendo concluído a inspeção da construção da Área A da base submarina no Pacífico Sul, Lu Yuan calculou que era hora de verificar como seus doze subordinados haviam se saído com as missões que ele lhes confiara. Já se passara um mês e meio desde que aparecera diante deles; será que já teriam esquecido quem era o seu superior?

Isso era perfeitamente possível.

Ao pensar nos doze, Lu Yuan sabia que, à exceção de poucos, quase nenhum deles era uma pessoa normal. Seus processos mentais eram muito distintos dos de um indivíduo comum. Se ele não utilizasse medidas enérgicas para intimidá-los, era certo que alguns ousariam desobedecer, agindo com falsidade ou, na pior das hipóteses, virando-se contra ele abertamente. Por exemplo, alguém como Yass, que sofria de transtorno de estresse pós-guerra e possuía uma psique extremamente pervertida, certamente estaria interessado em qualquer oportunidade de matá-lo.

...

Indonésia, Mar de Molucas, província de Sulawesi do Norte.

A Indonésia, um arquipélago com cerca de 17.508 ilhas e terreno vulcânico, enfrentava a pobreza como o seu maior desafio. Em muitas regiões, devido a fatores históricos, econômicos e à dificuldade de acesso, o Estado mal exercia autoridade. A província de Sulawesi do Norte, ao norte da Indonésia, era um desses lugares.

Nessa região, onde a polícia era invisível, o exército relutava em entrar e o governo local não tinha poder de ação, o local servia antigamente como refúgio para muitos piratas. Hoje, após as operações conjuntas da Frota do Pacífico dos Estados Unidos e da Marinha da Indonésia, os piratas que costumavam agir com impunidade tornaram-se mais discretos, dando a impressão de que a pirataria estava prestes a desaparecer.

Claro, isso não passava de uma ilusão.

Enquanto a pobreza não fosse erradicada, os piratas e as milícias armadas continuariam a existir.

Sastro e Armijozo estavam deitados preguiçosamente sob uma árvore. No clima tropical de Sulawesi do Norte, o calor era constante durante todo o ano; bastava ficar ao ar livre por um tempo para sentir que o sol drenava toda a energia do corpo.

Isso era compreensível; qualquer um se sentiria da mesma forma.

Para ser justo, sob aquele sol escaldante e com mosquitos por toda parte, quem conseguiria manter a guarda? Após alguns instantes, já estavam exaustos. Seus braços, expostos ao sol, estavam cobertos de picadas vermelhas, inchadas, coçando e doendo. Nem mesmo o repelente impedia o ataque incessante dos insetos.

Por isso, Sastro sugeriu que se escondessem sob a árvore para descansar um pouco.

Armijozo aceitou prontamente, sem ver nada de errado nisso.

Ninguém conseguiria manter a guarda naquelas condições... Armijozo não sentia o menor peso na consciência, exceto, talvez, os brancos e os negros da base.

Pensando nisso, Armijozo olhou para Sastro: "Diga-me, como você acha que o Chefe mudou tanto depois que saiu e voltou?"

"Mudou?"

Sastro pensou por um tempo e disse confuso: "Mudou?"

"Claro que mudou."

Armijozo, que se considerava muito mais inteligente que seu companheiro, tateou por muito tempo o bolso amarrotado de sua roupa até tirar um cigarro pela metade. Sem saber a marca, acendeu-o com um isqueiro, deu uma tragada profunda e soltou uma nuvem de fumaça.

Sastro, ao lado, olhava com inveja, fungando avidamente na tentativa de aspirar um pouco da fumaça.

"E a mudança foi grande", continuou Armijozo, inalando a própria fumaça antes de apagar a ponta do cigarro e guardá-la cuidadosamente no bolso. Satisfeito, ele completou: "O Chefe nunca teve tanto dinheiro antes. Por que, depois de uma viagem, ele trouxe tantos suprimentos?"

"E são coisas incríveis!"

Armijozo, que se achava "experiente", reconheceu muitos dos itens dentro das caixas: "Não são como nossas AK-47, que travam depois de alguns disparos. Aquelas caixas estão cheias de armas novas... armas dos americanos!"

Ele tentou se lembrar do modelo exato das armas, mas, como a resposta não veio, contentou-se com o termo "armas dos americanos". Mesmo assim, o impacto foi grande. Sastro arregalou os olhos, a boca entreaberta, babando de excitação: "S-sério? I-isso é inacreditável, armas americanas."

"Eu estaria mentindo para você?" Armijozo lançou um olhar de desprezo, sentindo uma súbita superioridade. As caixas eram guardadas sob rigorosa vigilância e apenas os homens de confiança do Chefe podiam se aproximar delas. Ele só sabia disso porque o irmão do irmão do cunhado de seu amigo fazia parte da equipe de transporte.

Caramba, aquilo não era brincadeira!

Dizia-se que as centenas de brancos e negros que vieram do exterior treinavam secretamente o dia todo, disparando milhares de balas como se fossem de graça...

Meu Deus, Alá esteja presente, quanto em dólares isso não custaria? Quantos cigarros como o que ele segurava poderiam ser comprados com aquilo?

Falando em cigarro, Armijozo voltou a sentir o desejo. Aquele resto de cigarro fora recolhido dos pés de um dos estrangeiros. Ninguém acreditaria, mas aquele homem era tão alto — quase uma vez e meia sua altura — e tão robusto, que Armijozo teve coragem de pegar o que ele jogara fora. Sastro, aquele idiota, certamente nunca teria tido tal audácia.

Aqueles estrangeiros eram tão esbanjadores... será que ele deveria dar mais algumas voltas por lá para ver se encontrava algo valioso?

Os pensamentos de Armijozo vagaram para longe, mas logo foram interrompidos por Sastro.

O idiota, aos seus olhos, gaguejou com entusiasmo: "Você acha que o Chefe vai distribuir essas coisas para a gente usar?"

"Distribuir para a gente?"

Armijozo ficou atônito por um segundo e, logo em seguida, explodiu de raiva. Ele se levantou e deu um chute em Sastro: "Seu porco miserável, que bobagem você está dizendo? Aquelas coisas são para alguém como você?"

Sastro foi lançado ao chão pelo impacto, mas não ousou reagir, apenas cobriu a cabeça enquanto recebia uma surra de Armijozo.

"Seu idiota, você não merece nem sonhar com coisas tão valiosas!"

Armijozo estava furioso. Aquele idiota, que sempre fora inferior a ele, estava sonhando em obter aqueles tesouros... Sabendo que nem ele mesmo se atrevia a pensar em tal coisa, como não se enfurecer com a ousadia daquele porco?

Depois de desferir mais de uma dúzia de chutes e sentir-se cansado, Armijozo voltou para a sombra da árvore. Sastro ficou caído no chão por mais de dez minutos como se estivesse morto, até que, lentamente, conseguiu se arrastar para outra árvore, sem se atrever a sentar perto de Armijozo novamente.