Capítulo Sessenta e Dois: Você Não Terá Uma Morte Digna
— Pai, me liberte, por favor. Eu reconheço meus erros, prometo que vou mudar daqui pra frente. Acredite em mim, eu realmente sei que errei. — disse Joaquim, olhando ansiosamente para o patriarca.
Enquanto falava, chegou até a se ajoelhar no chão, batendo a cabeça três vezes diante do ancião.
— Somos todos da mesma família. Além do mais, vendo que o terceiro filho está tão sinceramente arrependido, decidi lhe dar uma chance — declarou Honório, sorrindo diante daquela cena.
Ao ouvir as palavras do patriarca, Joaquim não conseguiu conter a alegria e lançou um olhar provocador a Horácio e aos outros.
“Mesmo que vocês tenham conseguido me capturar, mesmo que me tenham derrotado, de que adianta? Continuo aqui sem sofrer nada.”
Hugo, observando o comportamento de Joaquim, não pôde evitar um sorriso.
“Gente assim não tem mesmo um pingo de juízo. Não é de se espantar que tenha feito tantas tolices.”
— E então, patriarca, como o senhor pretende puni-lo? — perguntou Leonardo, dirigindo-se ao ancião.
— Coloquem-no no mesmo lugar onde o mais velho esteve preso. Tratem-no exatamente como ele tratou o primogênito. Quando o tempo acabar, então o soltem — disse o patriarca, em tom calmo.
Ao ouvirem isso, Horácio e os outros suspiraram aliviados, sentindo-se, enfim, um pouco vingados.
“É isso mesmo, ele precisa experimentar o que é ficar trancado naquele porão imundo.”
— Perfeito. Vou levá-lo agora mesmo e garantir que a comida seja a mesma que ele ofereceu ao tio Celso — concordou Leonardo, acenando para os homens que arrastavam Joaquim consigo.
Joaquim, por sua vez, olhava ao redor, dominado pelo medo e pela incompreensão. “Espere, não tinham acabado de dizer que me dariam uma chance? Por que, de repente, querem me trancar naquele lugar horrível?”
— Pai, o senhor não ia me dar uma oportunidade de me redimir? Por favor, não me coloque lá, eu imploro! — gritou Joaquim, desesperado, para Honório.
Mas o patriarca apenas riu com desdém, sem lhe dirigir palavra alguma.
— Um momento — disse Hugo, interrompendo.
— Alguma objeção, meu jovem? — questionou o patriarca, voltando-se para ele.
Hugo assentiu.
— Hugo, o que você pretende? Esse desgraçado quase matou meu pai! — perguntou Mário, sem entender a atitude do amigo.
Estava prestes a ver o culpado ser punido, e agora Hugo queria intervir?
— Só estou preocupado que esse sujeito morra antes da hora. É melhor prepará-lo antes — respondeu Hugo, sorrindo.
Um sujeito desses precisa sentir toda a experiência até o fim, só assim compensará o esforço de Hugo naquele dia.
Dito isso, Hugo se aproximou de Joaquim e tirou suas agulhas de prata. Aplicou-as em vários pontos e só então ficou satisfeito.
— Pronto. Desde que não lhe falte água ou comida, ele sobreviverá por um bom tempo — declarou Hugo, acenando.
Então, Leonardo e seus homens continuaram a arrastar Joaquim.
— Seu velho maldito, você vai morrer de forma horrível! Quando eu sair daqui, vou matar todos vocês! — gritou Joaquim, fora de si.
Ele finalmente entendia que ninguém ali intercederia a seu favor.
Ao ouvir seus gritos, todos ao redor apenas o ridicularizaram, sem um pingo de compaixão no olhar.
— Agora, vamos deitar o tio Celso na cama. Preciso começar o tratamento imediatamente — instruiu Hugo, em voz baixa.
Com a situação de Mário resolvida, era hora de Hugo agir.
A família, então, apressou-se em deitar o tio Celso em uma cama dura, conforme as orientações de Hugo.
As palavras de Hugo eram, naquele momento, ordens incontestáveis.
Primeiro, Hugo examinou novamente Celso. Só então escreveu uma receita.
— Comprem exatamente os remédios desta receita, na dose indicada — instruiu Hugo.
Todos assentiram e, sem demora, alguém foi buscar os medicamentos.
Os demais ficaram reunidos, atentos ao estado de Celso.
— Senhor, podem descansar um pouco. O tio não apresentará melhoras imediatas — disse Hugo ao patriarca.
Honório hesitou, mas os outros membros da família não. Horácio, especialmente, agarrou o patriarca e o levou para fora, afinal, o ancião também estava recém-recuperado.
Sua condição física não era muito melhor que a de Celso, então precisava repousar.
Logo, os remédios foram entregues a Hugo.
Hugo preparou as ervas na dosagem correta, deixando o caldo pronto.
— Dê tudo ao seu pai, até o final. Depois farei outros procedimentos e hoje mesmo ele começará a melhorar — garantiu Hugo.
Joaquim assentiu e começou a dar o remédio ao pai.
Todos observavam a cena com grande apreensão.
— Celine pode ficar. Os demais, deixem o quarto, para garantir que o ar fique fresco e o efeito seja melhor — orientou Hugo.
Apesar do desejo de permanecerem, todos obedeceram, temerosos de contrariar Hugo — e, por tabela, o patriarca.
— E então, vai conseguir tratar o tio hoje? — perguntou Celine, olhando para Hugo.
Ela apenas dera o pontapé inicial, mas o resto do trabalho era todo dele.
Ainda assim, Celine estava satisfeita. As coisas estavam caminhando exatamente como ela queria.
A situação era ótima: não apenas o avô estava bem, também Celso se recuperaria.
— Fique tranquila, vai dar tudo certo. Apenas observem — tranquilizou Hugo, sorrindo.
Mário, tendo terminado de dar o remédio, cedeu lugar a Hugo.
Hugo aproximou-se de Celso, tirou todas as suas agulhas de prata e as alinhou à sua frente. Fechou os olhos, respirou fundo e, então, com incrível velocidade, cravou as agulhas no corpo de Celso.
Em alguns momentos, nem sequer tocava nelas — as agulhas pareciam voar sozinhas até o paciente.
Mário, atento apenas ao estado do pai, não percebeu esse detalhe.
Mas Celine sim, e olhou surpresa para Hugo.
Aquilo não era algo que se aprendia apenas com dedicação; afinal, ele estava manipulando objetos à distância.